45 | Vida de Escritor


Baixar MP3Baixar ZIPAssinar o Feed

 

Neste episódio, Rafael Franças (@literariocast), Anna Schermak (@annaschermak), Mateus Lins (@mr_lins) e os convidados Maurício Gomyde (@mauriciogomyde) e Carina Rissi (@carinarissi) bateram um papo sobre a profissão “escritor“.

 

Visitem as rede sociais dos convidados

 

Maurício Gomyde Facebook | Twitter | Site

Carina Rissi Facebook | Twitter | Site

 

Obras comentadas

 

Adquira já os livros da Carina Rissi clicando AQUI.

Adquira já o livro “Máquina de Contar Histórias” escrito por Maurício Gomyde clicando AQUI.

 

Dica da Vez

 

Livro – Chá de Sumiço

Livro – Belleville

CD – Vanessa da Mata – Segue o Som

Canal – Impurificáveis

Série – Sons of Anarchy

 

Acompanhe os próximos programas

 

Assine o LiterárioCast no iTuneshttp://itunes.literariocast.com/

Curta nossa Fan Pagewww.facebook.com/literariocast

Nos siga no Twitterhttps://twitter.com/literariocast

Nos siga no Google+https://google.com/+LiterariocastPodcast/

Para críticas e/ou sugestões envie e-mails para: literariocast@pausaparaumcafe.com.br

Feed do LiterárioCast: http://feeds.feedburner.com/literariocast

Visite nossa página no YouTuner.

Visite nossa página no PodFlix.

  • Felipe Fraga, 19 rascunhos, mora em Escrita a Mão, quer dizer, São
    Paulo. Sobre não comentar no ultimo episódio teve muito a ver com o que
    foi dito no programa, ouvi o podcast e esqueci de comentar, mas seguindo
    a dica da Anna de sempre escrever alguma coisa, cá estou. O podcast foi
    bem legal mesmo, e motivador, estava pensando em voltar escrever a
    história que tinha parado, e este foi mais um incentivo, não tenho muito
    a acrescentar o que foi dito no podcast, a dica que acho que vale para
    todos que querem escrever é: escrever, digo isso por que tenho esse
    problema de querer escrever só quando tem a inspiração, mas tentar escrever um pouco que seja, todos os dias. Recentemente na faculdade tive um professor que toda aula dava uma redação para fazer, e auxiliado com as Atividades Complementares que temos que fazer SEM ESCOLHAS, hehe, ajuda a trabalhar a escrita, ainda mais a mão, que até perdi o costume. É isso seus literatos, e ainda acho estranho a voz pacifica do Mateus, não que tenha algo de errado com isso.

  • Nicolas Ueda – 20 anos – Curitiba, PR (já sabem, né… :p )

    Gostei muito desse episódio sobre a jornada pra se tornar escritor. Eu gosto demais de ver desmistificada essa ideia de que todo criador de conteúdo precisa ser alguém super genial, com diversos contados e recursos de técnica. Isso intimida muito quem quer começar a criar, muito mesmo.

    Sei que deve ser um tema difícil, principalmente por ser algo mais pessoal, e por isso mais difícil de trazer e falar ao público. Mas acredito que muita gente vai se inspirar pra tirar a poeira das ideias, e escrever. E parabenizo vocês por esse feito.

    Um dos meus maiores sonhos é poder contar histórias, mas ando em um labirinto de como dar vida a elas. Minhas maiores paixões são cinema e ilustração, e sempre quis fazer algo nesses meios. Mas a escrita é uma técnica, que eu diria ser mais fluida e pessoal, e penso em insistir nela, quem sabe até tentar publicar algo, mesmo sendo um pouco complicado de início. Nunca se sabe o que pode acontecer, quando você realiza as coisas. Como mesmo disse o Oráculo para o Neo, uma coisa é saber o caminho, outra, é trilhar o caminho.

    Mas enfim.

    Ah, e devo congratular vocês pela qualidade do programa. Não sei se só percebi agora, ou não, mas tanto a qualidade do áudio, quanto a forma que vocês estão realizando os programas, parece ter evoluído muito. Vocês parecem bem mais confortáveis gravando cada episódio. Ao menos na minha opinião. 🙂

    Bom, é isso. Desculpe se as vezes encho muito o saco aqui, tento sempre me conter pra não ficar muito chato ou descontrolado. A gente vai aprendendo.

    Continuem com o trabalho incrível. Até!

    • Quê isso cara, já falei: comente sempre que possível! rsrs
      Muita gente vem criticando a edição, saber que a qualidade está boa pra ti (que sempre escuta nossos programas) é muito bom. Até mais e obrigado por sempre está por aqui!

  • Olá, pessoal!

    Gostei demais do episódio, sou uma estusiasta da escrita nacional. Sempre fico mega feliz quando encontro um livro legal de um autor ou autora brasileiros. Adorei vocês terem convidado a Carina Rissi, curto demais os livros dela, estou na expectativa pela sequencia de Perdida. Fiquei muito interessada também na obra do Maurício Gomyde que não conhecia.

    Queria comentar sobre o cenário brasileiro para novos autores. Não sou escritora mas quando vou numa livraria e percorro a estante de literatura nacional o que mais vejo são livros biográficos de gente famosa. Acho que muito disso vem do fato que a literatura de entretenimento vem crescendo no Brasil a relativamente pouco tempo. Os blogs literários tem grande mérito nesse processo.

    Antes parecia que publicar um livro de literatura de entretenimento era algo para se torcer o nariz. O mundo literário era meio “cult” e segregador. Literatura boa é Machado de Assis, Clarice Lispector, etc… quase que desafiando novos autores a terem que escrever algo que se tornesse clássico ou então não valia a pena ser escrito. O que é absolutamente impossível, uma vez que clássicos são clássicos não apenas pelo texto em si mas pelo contexto em que foram escritos.

    Enfim, teminando minha viagem, o que eu queria dizer mesmo é que sinto que o ambiente para novos autores brasileiros está se tornando mais “light” e com isso espero ter cada vez mais surpresas boas nas estantes das livrarias!

    Um abraço! Adoro o Literário Cast! e Ah! Anna você é muito fofa!

    Nayhara Wolkartte – 28 anos – ES – Engenheira Ambiental e blogueira no http://www.praticamenteinofensivas.com.br

  • Johnny Pinto

    Tarde pessoal !

    Prazer, meu nome é Johnny | Quase Publicitário ( 6º Semestre) | Quase 21 anos ( 22 de Agosto), Maringá-PR.

    Fiquei sabendo do cast graças ao Marcelo Zaniolo do Livrocast, e como terminei a maratona livrocast e jpc cast resolvi ouvir a indicação dele e conhecer o literariocast, resolvi começar por este episódio pois tenho muita vontade de escrever um livro.
    Para ser sincero a um ano atrás eu comecei a escrever um romace, pois é meu gênero preferido, porém ao começar a ler acabei deletando pois achei horrível, uma mania idiota que me fez desistir de vez.
    Gostaria de parabenizá-los pelo podcast, um ótimo conteúdo para quem realmente gosta de livros, e neste ep. em específico para quem tem vontade de conhecer mais sobre a vida de um escritor.
    Com toda certeza voltarei a ouvir mais episódios e indicarei assim como indico o livrocast, quem sabe até rola uma maratona hehe, um grande abraço e novamente meus parabéns.

    Att.: Johnny

  • Pingback: LITERÁRIOCAST 46 | Os Pais na Literatura – LiterárioCast()

  • Super inspirador esse cast, gente! Eu tenho vários projetos começados e inacabados, e esse bate-papo me deu o maior gás pra retomar meus escritos. Obrigada!

    35 anos, jornalista e bibliotecária, Vancouver, Canadá